A pena
de morte em Israel costumava ser por apedrejamento, não crucificação, que era
um costume romano e de outros povos. Então por que vemos no Antigo Testamento
uma previsão para o que fazer com o que fosse pendurado no madeiro? Esta dúvida
levou você a indagar se a pena de morte em Israel não seria também por
crucificação.
Deu_21:22-23
Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for
morto, e o pendurares num madeiro, O seu cadáver não permanecerá no
madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia;porquanto o pendurado
é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu
Deus te dá em herança.
A mesma
palavra ("ates") no original usada em Dt 21:22 também é usada
em Js 8:29 ao descrever um enforcamento -- as pessoas eram penduradas no"madeiro".
Nas passagens do Antigo Testamento a palavra "ates" é
utilizada indiferentemente para estaca, lenha ou árvore.
Em Gn 22:6 ela aparece traduzida por "lenha" na
versão Almeida, quando fala de Abraão colocando sobre seu filho Isaque o "madeiro" que
seria utilizado no holocausto. Aqui temos uma figura de Cristo subindo para ser
crucificado ou pregado no madeiro. A palavra "lenha" de
Gn 22:9, quando Abraão amarra seu filho para sacrificá-lo, é o mesmo "madeiro" ou
em hebraico "ates".
Perdemos
muito com a tradução, pois dá para ver, por exemplo em Gn 18:8, que Abraão e o
Senhor estão comendo à sombra do "madeiro" (traduzido
como "árvore" em nossas versões), o que nos leva a
pensar em como Deus
já fazia questão de apontar o lugar onde o Seu Filho iria terminar nos
Evangelhos.
Em
Israel, depois de uma pessoa ser morta por apedrejamento, espada, lança etc., o
corpo morto podia eventualmente ser pendurado em uma árvore ou madeiro como
símbolo de vergonha e desonra. Isto é dado a entender no versículo 22
acima, "e for morto, e o pendurares num madeiro", que
está falando de um corpo pendurado no madeiro, não necessariamente tendo sido
morto ali.
Em Josué
10:26-27 vemos que pessoas eram enforcadas em madeiros (ou árvores), mas não
eram tiradas dali pelo restante do dia, ficando como um espetáculo público da
própria desonra. Nada disso é estranho a nós brasileiros, quando sabemos que
Tiradentes, depois de enforcado (em uma forca ou "madeiro" na
concepção do Antigo Testamento), teve seu corpo desmembrado e os membros
pendurados em postes (madeiros) para exposição pública, como está representado
neste quadro de Pedro Américo.

O
formato do madeiro nas passagens bíblicas -- estaca, cruz, "T",
"X" -- não é especificado e não é tão importante quanto seu
significado. Na conversa com Nicodemos, o Senhor Jesus fez referência à sua
morte mencionando que seria como a serpente de bronze que tinha sido levantada
no deserto, o que indica que ele estava comparando o a cruz ou "madeiro" ("ates")
à "haste" ("nace") sobre a qual a
serpente de bronze foi levantada. Ainda que no Antigo Testamento sejam usadas
palavras diferentes para "madeiro" ("ates")
e"haste" ("nace") aprendemos com isto
que o princípio e simbolismo é o que importa, e não a coisa em si, seu formato
ou o material de que é feito.
O
madeiro, portanto, não tem qualquer poder como objeto, mas é o que aconteceu
ali que importa. Infelizmente, assim como os israelitas fizeram mais tarde com
a serpente de bronze, transformando-a em objeto de idolatria (2 Rs 18:4), hoje
milhões de cristãos veneram a cruz de madeira, como se existisse nela qualquer
poder sobrenatural, ou a utilizam como um talismã para sorte e proteção. Isto é
tão ruim quanto a idolatria e o culto à serpente de bronze de 2 Reis, a que
ganhou até nome de um deus: "Neustã".
Juntando
tudo, podemos dizer que, além de morrer por nós, o Senhor sofreu a humilhação
da reprovação pública, ao ficar pendurado no madeiro. A Lei considerava uma
pessoa naquela situação maldita, e assim Jesus também foi feito maldição em
nosso lugar. Na Lei, quem ficava pendurado no madeiro deixava claro estar
pagando ali por uma afronta contra Deus, e Jesus fez isso mesmo, ao assumir
nossos pecados e morrer na cruz como se ele próprio tivesse desobedecido a
Deus, apesar de sabermos que ele era, em si mesmo, sem pecado, por ser o Filho
de Deus.
Gál 3:13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque
está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Heb 12:2
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava
proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à
destra do trono de Deus.
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