terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Braggie é o novo selfie

Braggie é o novo selfie: postar fotos nas redes sociais para fazer inveja no outro agora tem nome

Por Luciana Borges - 12 de janeiro de 2014
"Braggie é o selfie ostentação": a hashtag está bombando / Foto: Reprodução
“Braggie é o selfie ostentação”: a hashtag está bombando / Foto: Reprodução
Aí que, sem querer (querendo), você posta uma foto de praia no Instagram. Braggie. Ou posta uma imagem de drink, tomado às três da tarde de uma quarta-feira. Braggie. Ou posa em uma praia-must-have-do-momento. Braggie. Clica o abraço no astro da TV, da música ou do cinema. Mais uma vez, braggie. Em uma busca rápida na internet fica fácil, fácil descobrir o que essa palavra significa. Braggie é aquela foto que entra no seu perfil no Facebook ou no Instagram (principalmente) para… causar inveja no outro.
A palavra inveja talvez seja até forte demais para ser aplicada a todos os casos. O braggie seria um passo adiante do selfie, aquela atitude que virou palavra no dicionário Oxford em 2013 e que serve para designar o ato de tirar foto de si mesmo, diante do espelho, ou com a segunda câmera de boa parte dos smartphones. O que diferencia um de outro, basicamente, é aquela alfinetadinha que a imagem dará no internauta amigo.
A modelo Alessandra Ambrósio posando na praia, em Florianópolis. #Quemnunca? / Foto: Reprodução
A modelo Alessandra Ambrósio posando na praia, em Florianópolis. #Quemnunca? / Foto: Reprodução
Em um mundo virtual medido por likes faz muito sentido o surgimento do rótulo braggie. E se as redes sociais são o espaço atual de modulação do nosso ego e medidor de popularidade, nada mais lógico que usar a câmera do celular para mostrar que se está numa boa, que se é especial, que o seu passeio é melhor ou sua vida mais fantástica.
Essa utilização das redes como meio de aprovação e ascensão social explica muito do que está em alta hoje. Se lá atrás o Twitter foi acusado de ser o muro das lamentações de quem tinha perfil na rede e aproveitava os 140 caracteres para reclamar da vida, no Instagram ou no Face a ideia é mostrar que seu mundo particular é glorioso. Que o digam as toneladas de blogueiras que postam seus looks do dia (com peças de roupa e acessórios inúmeras vezes inalcançáveis para seu público). Ou as celebridades, grande incentivadoras do nosso tempo para qualquer comportamento que seja – da adoção de crianças em países subdesenvolvidos ao braggie.
Rihanna é considerada por muitos uma das celebridades mais braggie do momento. Por que será, não é? / Foto: Reprodução
Rihanna é considerada por muitos uma das celebridades mais braggie do momento. Por que será, não é? / Foto: Reprodução
Pesquisas sobre o assunto estão circulando pela internet e dão conta de que 43% das fotos desse estilo são feitas durante as férias. Mostrar que esses dias de descanso são os melhores da história da humanidade virou quase obsessão para instagramadores de todo o mundo. Não se trata mais só de compartilhar a experiência. Agora também “editamos” a experiência, selecionamos o melhor ângulo e queremos que nosso grupo babe por ela.
A hashtag está aí: ao acessá-la é possível ver de fotos na praia a sacolas de objetos de grife; de garrafas de champanhe a imagens de piscina; de viagens inesquecíveis (com o devido tagueamento de onde se está) a uma pose para exibir boa forma. Com tanta abrangência, será muito difícil algum de nós escapar do braggie (mesmo querendo). Só para usar mais uma expressão do momento, o certo é dizer: braggie? #quemnunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário