segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Tudo de ruim

Quando se tem grana todo mundo vem até você pedindo isso e aquilo, te convidando pra isso e aquilo, mas é claro, só te convidam porque é você quem vai bancar. Aí todos te tratam bem e sua Cia é fundamental. Mas não passa disso, não querem te ouvir, não se importam se você tem cartão de crédito ou dinheiro vivo, mas é você quem paga.

Alguma acontece e você perde o emprego, a rescisão acaba, o seguro desemprego também e você se sem nenhum dinheiro, nada, zero na carteira. Todos desaparecem, e você começa a correr atrás de um emprego, qualquer coisa que seja está bom para quem não tem recursos para necessidades básicas. Outro dia passou uma matéria na TV de quatro crianças que dividiam a mesma escova de dentes. Parece absurdo uma coisa o e compartilhado. Mas imagine se você não tivesse mais como comprar, se todas as portas estivessem fechadas para você? Você teria dinheiro para compra escovas de dentes? Acho que não.

Existe uma jornalista que ficou um ano inteiro sem comprar nenhuma peça de roupa ou sapatos, porque se viu com inúmeras peças no armário com etiquetas ainda. Comprava por compulsão, então adotou a ideia de se abster por um ano e usar de modo criativo todas as peças, criando combinações criativas e usáveis para cada dia. Agora imagine se você ficasse sem poder comprar qualquer peça de roupa ou sapato porque não tem dinheiro? E ao contrário dela, você não tivesse tantas roupas assim e as poucas que tem ficassem puídas de tanto serem usadas e lavadas? O que você faria? As calcinhas. Quem é mulher sabe que as calcinhas têm tempo de validade, elas não duram para sempre, ficam desbotadas, manchadas e sem elásticos. Algumas ficam com pequenos furos de tanto serem lavadas. Por acaso você já parou para pensar nessas coisas?

Imagine um pouco mais, e se seu shampoo e condicionador acabassem? Com o que você lavaria seus cabelos? Cortaria careca? É uma opção. E o desodorante? Nossa, esse acho que é o pior deles. Não dá pra ficar sem.

Tudo bem que você pensou no motivo dessa pessoa ficar sem essas coisas básicas, porque ela não arruma um emprego ou faz faxina? Entregar panfletos na rua também é uma opção, porque não? E se todas essas opções não fossem possíveis, porque simplesmente quando você diz que fará isso para alguém, a pessoa pensa que você esta bincando, zuando até. Não te dão credito, e você acaba ficando meio sem graça e ri de volta assumindo que era brincadeira. Mas ou é você se sujeitar a isso ou ficar na situação pior relatada.

Bom, vamos colocar mais informações nessa história meio parecida com o conto de fadas da cinderela, mas sem príncipes e fadas. Imagine que você tem um quarto com a janela voltada para o terreno do vizinho e esse vizinho resolve construir a casa colada na sua janela e você fique com o quarto escuro. Sim, extremamente escuro, sem a opção de saber se é dia ou noite. Um breu. Vamos dizer também que sua família resolve pintar a casa toda e só o seu quarto escuro fica sem tinta nova. As paredes continuam mofadas e cheias de traças. Situação nada agradável.

Suponha que você tenha uma irmã que é separada e vai morar na sua casa com as duas filhas e fica com o quarto que era pra ser seu, mas você nunca ficou com este quarto. Que tem um armário com tantas roupas, quanto a moça citada acima, e com sapatos que nunca usou. Um dia ela doa algumas coisas e você sequer pode pegar pra você. Imagine que sua mãe te negue um presente necessário de natal ou um desodorante na compra semanal do mercado. São coisas meio sem sentidos, não acha?

E aquelas pessoas que sempre te convidavam para sair? Por onde andam? Por que não falam mais com você? E o cara com quem você costuma sair, o que aconteceu com ele que não liga mais? E se outra pessoa insiste em te foder postando suas intimidades na internet? O que ela ganha com isso? Satisfação de que? E se essa pessoa fosse alguém que te beijava, alguém que dizia que você não estava mais sozinha e depois ainda sim te faz o mal, te deseja o mal e fala coisas que são inverdades de você, apenas por suposição, sem ao menos querer saber o motivo porque casa coisa aconteceu? Você ate se revolta, mas percebe que não adianta muita coisa, nada vai mudar apenas o que acontece sempre desde que o mundo é mundo, todo mundo que faz o mau recebe o mau mais cedo do que pode imaginar. Sempre foi assim, sempre será.

Se você não se mudar com essas situações, se você não parar para pensar no sentido disso tudo, no descaso que as pessoas fazem de você, no real motivo por isso estar acontecendo, você não é um ser humano.


Inúmeras lições são aprendidas a cada minuto que se respira, mas as pessoas não percebem isso. 

Um comentário: